Que tal testar juntos? Dicas e receitas, de quem provou e deu certo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Risoto do Raul


Esse risoto foi meu amigo Raul Marques quem fez. Alem de saboroso e nutritivo, alimenta bem e dá a sensação de que estamos comendo um prato super refinado, quando na verdade é bem simples de fazer. Só fiz algumas adaptações.

Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras de arroz crú.
1 Cebola picada.
2 tomates picados sem sementes.
1/2 Pimentão médio.
Coentro a gosto.
Azeite ou óleo a gosto.
1 Tablete de caldo de legumes ou para arroz.
1 Cenoura grande ou 2 médias cortadas em cubos.
2 Batatas grandes cortadas em cubos.
Meio peito de Frango.
Milho verde em conserva (lata ou caixinha) a gosto
Ervilhas em conserva (lata ou caixinha) a gosto.
Sal a gosto.
Pimenta ou comino a gosto.
Uma colher de margarina ou manteiga.
2 Dentes de alho picados.
Um pouco de extrato de tomate.
3 xícaras de água.
Queijo para fazer a cobertura. (Na foto foi usado queijo mussarela, mas quem quiser deixa mais leve, pode usar um queijo branco de sua preferência).

Preparo: 
Coloque o peito de frango para cozinhar em água e sal. Depois de bem cozido, escorra e desfie. Reserve.
Em uma panela grande, refolgue o azeite ou óleo com o alho e metade da cebola. Deixe dourar um pouco sempre mexendo. Lave e deixe escorrer um pouco o arroz e junte ao refolgado, deixando o fogo baixo. Refolgue o arroz crú mexendo sempre, depois jogue a água. Depois de ferver, acrescente o caldo de legumes ou o tempero de arroz. Observe sempre para que a água não seque na panela antes do arroz ficar cozido, colocando mais água sempre que isso ocorrer.
Enquanto  o arroz começa a cozinhar, em uma outra panela com bastante água, coloque a batata e a cenoura. Leve ao forno para cozinhar. quando começar a ferver, coloque um pouco de sal.
Em uma outra panela junte  o resto da cebola, os tomates, o pimentão, a manteiga ou margarina e deixe em fogo baixo. Mexa de vez enquanto. Daí vai formar um molho da água formada dentro da panela, aí então pode-se juntar um pouco de sal, cominho ou pimenta, o extrato de tomate e mexa. Deixe por volta de 10 minutos, mexendo as vezes, só aí acrescente o coentro. Deixe a erva murchar dentro do molho, mexendo ainda, e só aí desligue. Junte o peito de frango desfiado e reserve.
Agora aí vão as dicas: Os ingredientes foram cozidos em panelas separadas para respeitar o tempo de cozimento de cada um. Assim, evita ter a cenoura dura demais ou o arroz empapado. Dica do Raul! Ah, deixar o coentro por ultimo também, pois evita que ele se desmanche. E mais uma dica da minha mãe agora: coloque o milho e a ervilha no arroz, um pouco antes de desligar, quando ele já estiver quase no ponto certo de cozimento.

Arroz e legumes prontos? Então escorra tudo! Lembre-se que o tempo de cozimento é diferente e provar sempre é necessário. Então se tiver dois escorredores, melhor!
Em um recipiente que vá ao forno, vamos começar a montar o risoto. Junte o arroz, os legumes cozidos e o molho. Misture tudo. Cubra com o queijo e leve ao forno até o queijo ficar bem douradinho.
Está! Pronto! Agora é só saborear. Dá para comer até 6 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário