Que tal testar juntos? Dicas e receitas, de quem provou e deu certo.

sábado, 28 de julho de 2012

Especial saladas parte I


Essa foi de minha amiga Gil Cely novamente. Que tal uma saladinha saborosa, nutritiva e criativa??

Ingredientes:

Queijo Coalho em cubos;
Milho Verde;
Cenoura ralada;
Beterraba ralada;
Uma lata de atum;
Uma maçã em lascas;
Um tomate em rodelas.

A montagem do prato é rápida, e é só combinar os ingredientes de forma a formar um efeitos visual que dê vontade de experimentar, como na foto. Note que as maçãs estão dispostas num efeito de contenção dos demais ingredientes, como uma barreira. O restante foi disposto em camadas, formando uma especie de "lasanha", ao qual o queijo ficou concentrado ao centro. Isso também facilita a mistura na hora de degustar.

Sugestões para temperar a salada:

Se você não está sofrendo com dor na consciência por conta da balança, um pouco de molho proto (daqueles que a gente encontra nas pratilheiras do supermercado) não fará mal. Mas para quem está pensando em equilibrar a alimentação, vinagre, uma pitada de sal e um fio de azeite já é o bastante. Lembrando que o excesso de sal causa hipertensão e retenção de líquidos, por isso uma pitada seria o suficiente. O vinagre já é um grande conhecido para quem vive de regime, mas é sempre bom cuidar do excesso pois, assim como nas bebidas alcoólicas, faz-se necessário o seu processamento pelo fígado. Já o azeite é um óleo vegetal magro, mas que pode surtir efeito engordativo se consumido exageradamente. Ou seja, tudo de mais é prejudicial e mesmo que o alimento seja dito como  facilitador de regimes, devem ser utilizados de forma consciente. 
Para aqueles que tem o sangue tipo "A", como eu, e estejam seguindo a dieta do tipo sanguíneo, um pouco de molho shoyo é uma ótima pedida. Outro grande auxiliar seria o vinagre balsâmico, que segundo a revista Boa Forma da editora Abril " pode ser usado na nalização de carnes vermelhas grelhadas ou ensopadas e sobremesas (light, de preferência)." http://boaforma.abril.com.br/dieta/todas-dietas/dieta-vinagre-queima-gordura-617755.shtml.


 Quer uma receita boa de vinagre balsâmico caseiro?


  • 1 l de suco de uva
  • 1/2 l de vinagre tinto
  • 1 colher de sopa de madeira (madeira de balsamo ou outra madeira de lei)
  • 1 vidro escuro esterelizado

MODO DE PREPARO

  1. Reduza o suco de uva até ficar com 200 ml
  2. Deixe esfriar e misture os demais ingredientes
  3. Transfira para o pote esterelizado e guarde por 30 dias em local fresco e escuro
  4. Experimente outras variações, adicionando especiarias a gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário