Que tal testar juntos? Dicas e receitas, de quem provou e deu certo.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Molho de Tomate caseiro.

Vocês gostam de molho de tomate? Eu amooo molho de tomate, principalmente com maça, me amarro num carboidrato. rsrsrsrs


Foto: Molho quase pronto, mas já estava lindo!
 
Então, quem já provou do eu molho sempre se amarra, modéstia parte, aprendi a fazer um molho caseiro por ser sensivél aos industrializados, que sempre me davam dor no estômago.
Mas, enfim, vamos aprender?

Ingredientes:
4 Tomates médios ou 3 grandes picados.
1 Cebola picada (eu adoro a roxa, mas você pode usar a que tiver em casa mesmo).
2 Dentes de alho picado.
1/2 (Meio) Pimentão pequeno picado.
Azeite a gosto. (Quem quiser, substitua pelo óleo de sua preferência, como o de soja. Eu recomendo os mais saudavéis, como de Canola ou Girassol).
 Sal a gosto.
Ervas de tempero. (Aqui em Sergipe é comum usarmos coentro, cebolinha e louro. Mas quem quiser pode usar cheiro verde, salsa, manjericão... As ervas sempre dão um sabor caseiro delicioso ao molho.)
Meio copo de água.
E a dica.

Modo de preparo:
Em uma panela média coloque a cebola e o alho pra refolgar no azeite (ou óleo, ou margarina) até dourar um pouco. (Gente, nessa etapa, não pare de mexer a cebola e o alho na panela, ou com um garfo ou colher, pra não queimar. Eu uso sempre uma colher de pau ou espatula). Junte o tomate e o pimentão, o sal e as ervas. (Coentro e cebolinha no meu caso. Quem usar folha de louro, lembre sempre de retira-la depois do cozimento, pois o gosto dela em si é forte). Deixa cozinhar tudo, o tomate vai soltando o suco, deixando o molho mais encorpado e com um cheiro maravilhoso.

Aí vai minha dica: UMA PITADA DE COMINHO E UMA COLHERZINHA RAZA (DE CAFÉ) DE AÇÚCAR.

Isso mesmo. O cominho aguça um sabor apimentado e o açúcar quebra a acidez. Deixa uns 10 min em fogo baixo, desliga e deixa esfriar.
Depois de morno, agora é só bater no liquidificador com meio copo de água. Se por acaso os tomates não tiverem maduros, a coloração  ficará meio alaranjada. se isso acontecer, e você quiser um molho mais vermelho, volte o molho batido à panela com 2 colheres das de café de colorífico. Mexa bem e deixe ferver que a coloração avermelhada irá ficar mais evidente.

Além do cheiro maravilhoso e de um gosto incrivél, suas massas e carnes ficaram muito mais saldavéis e saborosas.
Bon apetiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário